Juventude e Mulher Rural

15ª SEMANA DA JUVENTUDE RURAL

Desde os tempos da antiga ACAR, que precedeu a atual Emater-MG, a Juventude Rural tem sido alvo de políticas públicas, a começar pelos Clubes 4S e posteriormente pelo projeto Transformar, que foi um dos projetos estruturadores do Estado de Minas Gerais. Dando sequência a este histórico de atuação, foi construída a Semana da Juventude Rural em parceria com a UFV que se identificou com esses valores, por ocasião da Semana do Fazendeiro.

O desenvolvimento da agricultura familiar se fortalece quando há a inserção da Juventude Rural na construção de programas e projetos que atendam aos seus anseios. Neste contexto, assegurar a produção agropecuária da agricultura familiar e o consumo cotidiano de alimentos seguros na mesa dos brasileiros passa, sobretudo, pela inclusão dos jovens no processo de planejamento das propriedades, na discussão da sucessão familiar, no acesso a novos conhecimentos, tecnologias e contribuindo, assim, na promoção de novos mercados.

A Região das Matas de Minas que abrange seis Unidades Regionais da Emater-MG (Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova e Viçosa) participa ao longo desses 15 anos desta Semana da Juventude Rural. Nesta edição, 150 jovens participam ativamente deste trabalho.

Em sua 15ª edição, a fim de permitir o contato dos jovens rurais com o ensino, a pesquisa e a tecnologia, a Emater-MG e a UFV têm oferecido oportunidades de discussões que os estimulem, sobretudo, para o empreendedorismo no meio rural e a tomada de consciência do seu papel no processo da sucessão familiar. 

Para mais informações, entrar em contato com a EMATER pelo telefone: (31) 3891-3155

11ª SEMANA DA MULHER RURAL

Ao longo dos mais de 75 anos de sua história, a Emater-MG (ACAR) vem trabalhando com as Mulheres Rurais, as quais, cada vez mais, se consolidam como protagonistas do avanço da Agricultura Familiar no que concerne às relações na propriedade rural, na família e na sociedade.

Ao considerar esta constatação, a Pró Reitoria de Extensão e Cultura da UFV juntamente com a Emater-MG, idealizaram e construíram a Semana da Mulher Rural. Essa iniciativa visou atender as demandas surgidas nos Encontros Municipais de Mulheres Rurais, realizados pela Emater-MG e seus parceiros nos diversos municípios mineiros.

O objetivo da Semana da Mulher Rural é trabalhar com o público feminino a motivação e a valorização do papel da mulher na sociedade, por meio da troca de experiências entre as participantes, realização de palestras educativas e motivacionais e de atividades recreativas.

Na 11ª edição do evento participam 1000 mulheres atendidas pela Emater-MG do Polo Matas de Minas, que abrange as regiões de Cataguases, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova e Viçosa.

Para mais informações, entrar em contato com a EMATER pelo telefone: (31) 3891-3155

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados