Troca de Saberes

15ª TROCA DE SABERES

A Troca de Saberes é realizada desde 2009, durante a Semana do Fazendeiro, e representa uma das principais realizações coletivas do movimento agroecológico da UFV e região. Organizada pelo Núcleo de Educação do Campo e Agroecologia (ECOA/ UFV), em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFV, a Troca de Saberes envolve professores e estudantes de diversos departamentos e programas de extensão universitária, bem como movimentos sociais e culturais de Viçosa e região.

Os objetivos da Troca de Saberes são promover o diálogo de saberes e processos educativos entre diferentes sujeitos, organizações, movimentos sociais e grupos culturais da região; identificar e fortalecer a dimensão cultural e os modos de vida necessários à transição agroecológica; estreitar parcerias entre a UFV e os Movimentos Sociais; ampliar os espaços de debate sobre a agricultura familiar camponesa e povos e comunidades tradicionais e a agroecologia; dar visibilidade e inteligibilidade às experiências da Zona da Mata de Minas Gerais, região onde predomina a agricultura familiar, denunciar os processos e ações que ameaçam a agroecologia e; socializar resultados e apontar novas questões de pesquisa.

Anualmente, mais de 600 pessoas participam da Troca de Saberes, sendo muitos agricultores/as familiares camponeses vindos especialmente da Zona da Mata mineira, mas também de outros municípios de Minas Gerais e de outros Estados brasileiros e até mesmo de outros países.

Entre as estratégias metodológicas que dão vida à Troca de Saberes, tem-se as instalações artístico-pedagógicas, os círculos de cultura, a tenda dos cuidados, a ciranda infantil, as plenárias dos movimentos sociais e outros espaços de diálogo. Durante os dias de evento, os participantes dialogam com as pesquisas e os projetos da UFV e participam de debates, apresentações culturais e plenárias realizadas na Tenda Central. Nesta aldeia de bambu, os participantes também podem comprar produtos agroecológicos e artesanatos da Feira da Economia Popular Solidária, que funciona durante todos os dias. Há também a Feira de Troca de Sementes Crioulas e a Mesa da Partilha, com alimentos agroecológicos. Tudo isso organizado com estruturas que são construídas com bambu e instaladas no gramado, em frente ao prédio principal da UFV.

Ao longo da Troca de Saberes soam os tambores dos Congados, Folias, Capoeiras, Jongos, Charola, junto com as maracas dos povos indígenas, os cantos dos povos quilombolas e as apresentações e performances de grupos artísticos de dança, teatro e música. Com essas manifestações culturais, celebramos e fortalecemos a agroecologia na UFV e região. A Troca de Saberes, representa uma expressão concreta da indissociabilidade entre extensão, pesquisa e ensino, com participação e motivação de grupos sociais, professores, pesquisadores e estudantes.

A Troca de Saberes ocorrerá durante a 94ª Semana do Fazendeiro. Sejam bem-vindas e bem-vindos! Venham vivenciar conosco a 15ª Troca de Saberes!

Informações: trocadesaberes@ufv.br

site: www.trocadesaberes.com



© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados